domingo, 6 de novembro de 2011

Catucando fotos em preto e branco

Remexendo nas coisas da minha mãe, Socorro Farias, consegui encontrar algumas fotos que trazem, além dela, o meu pai, José Sabino, alguns dos seus irmãos, tios, sobrinhos em momentos família... Preferi publicar apenas as que estão em preto e branco.
Nessa foto, acho que na época em que ainda namoravam, também está presente um dos irmãos da minha mãe. Acho que Tio Deley, ou Tio Zezinho, não sei! Eles eram presença constante, principalmente Tio Deley, conta meu pai, pois na época, muito pequeno, minha avó já havia falecido e ele cresceu tendo como referência a criação da minha mãe. Pelas minhas contas, acho que essa foto foi tirada em meados da década de 1960, em Caraúbas/PB, só não identifico o lugar ao certo. Se alguém souber, faz favor de avisar...
Acho que essa foto foi tirada bem na frente da Igreja Matriz de São Pedro, isso pelos degraus que aparecem nela. Consigo reconhecer meu pai e minha mãe, minha tia Maria do Carmo (com lenço na cabeça e óculos escuros), Tia Vevê (eu acho, entre minha tia e minha mãe) e acho que Marli Jordão (ao lado de tia Maria do Carmo). As demais eu de fato não consigo identificar...
Através dessa foto é possível visualizar a cidade de Caraúbas há algumas décadas atrás. Não sei em que localização especificamente da rua principal, mas acho que o Sr. de camisa branca está bem a frente da casa do meu avó, ao lado temos a casa de Dr. Flora e Sr. Agnelo (1.ª da esquerda) e a outra hoje é de Dede (2.ª da esquerda).Hojej essa avenida é chamada de Av. Dr. Mauro Farias, sendo a principal da cidade. Na época era possível observar que a mesma não era pavimentada.
Nessa outra foto é possível visualizar a primeira comunhão de Tia Salete e acho que é Tia Odete a sua madrinha. A fé sempre esteve muito presente na vida dos Caraubendes que tem, na Igreja de São Pedro, uma das suas maiores relíquias históricas. Ainda hoje a Festa de São Pedro consegue reunir as famílias tradicionais, sendo uma data esperada por muito para rever os familiares e colocar as histórias da vida em dia.
Já nessa foto, da esquerda para direita, sentada nos batentes estão, minha mãe, acho que Ana Maria Jordão (prima da minha mãe) e Tia Vevê ( sua irmã). As outras pessoas eu não sei identificar direito, mas acho que a Sra. em pé é Tia Quina (tia da minha mãe, irmã da minha avó) e pela lógica, acho que a garota no portão deve ser Mônica ou Graça, filha de Tia Quina, hoje com oitenta e poucos anos, residente em Brejo da Madre de Deus/PE. O curioso é que ela é irmã da minha avó e é casada com Dino, que é irmão do meu avó.
Essa foto já é mais recente. Acho que final da década de 1970 início dos anos1980. Acho que em um dos primeiro aniversário da minha irmã Liná, em nossa casa, já em Caruaru/PE. Tia Bebeta (ao centro, de óculos) com Augusto nos braços, Tia Salete e Pedro Maurício, na época ainda namorados, Tio Zezinho, Tia Ciada, Tio Paulo (irmão do meu pai)...
Essa daí é no aniversário de Augusto, filho de Tia Bebeta e Tio Bau. Augusto apontando para o bolo e Liná, sem perder tempo, pegando a jujuba dele... Acho que o galego ao lado é paulinho (Filho de Tia Odete e Pedro Paulo) e a garotinha com a mão na boca, acho que é Zizi, prima da minha mãe, filha de Dodó e D. Socorro Amorim.
E para finalizar esse post eu coloco essa foto que acho uma graça... as crianças da família e alguns amigos. Nessa época eu ainda não era nascida e acho que Veruska, a minha irmã do meio, era aquela bebezinha no colo de Tia Salete e ao lado de Paulinho, que tomava refrigerante (devia ser uma crush) kkkkkkkkkkkk! É isso então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário